Estou na Lista Negra do Banco de Portugal, e agora?

ARTIGOS

Estou na Lista Negra do Banco de Portugal, e agora?

Não conseguiu pagar as suas prestações dentro do prazo previsto e agora tem o seu nome na lista negra do Banco de Portugal? Saiba o que significa e o que pode fazer para resolver a situação.


O que é a lista negra do Banco de Portugal?

A lista negra do Banco de Portugal contém informações sobre os devedores que apresentam créditos não pagos a instituições financeiras, em Portugal. Estas informações fazem parte dos dados que compõem a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal.

Os dados da CRC, que incluem a lista negra do Banco de Portugal, auxiliam as instituições financeiras na avaliação do risco de conceder crédito a um indivíduo ou empresa. A lista negra é pública, e está disponível para consulta pelas instituições financeiras e também por particulares. Desta forma, é possível conhecer e avaliar a capacidade que o indivíduo ou entidade têm em cumprir com as suas obrigações financeiras.

Consultar a informação da CRC não é apenas útil em situações de avaliação antes de conceder crédito. É comum as instituições financeiras utilizarem a lista negra do Banco de Portugal para monitorizar a situação financeira dos seus clientes e avaliar o risco de incumprimento.

A CRC não contempla apenas informações sobre dívidas em incumprimento, como também inclui todas as informações sobre compromissos financeiros, empréstimos e cartões de crédito, de um indivíduo ou empresa.

Precisa de ajuda com assuntos relacionados com o Banco de Portugal?

Entre em contacto connosco


Como saber se estou na lista negra do Banco de Portugal?

Está preocupado com a sua situação financeira? Falhou alguma prestação do seu crédito? Se está em dúvida se o seu nome faz ou não parte da lista negra do Banco de Portugal, saiba que pode pedir o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito e esclarecer as suas dúvidas.

O pedido para saber se faz parte da lista negra do Banco de Portugal, pode ser feito pessoalmente ou online.

Para fazer o pedido pessoalmente, pode deslocar-se a uma agência do Banco de Portugal, preencher o formulário de solicitação de consulta e apresentar um documento de identificação válido.

Se não tiver oportunidade de se deslocar a uma agência, pode pedir o seu Mapa de Responsabilidades no site do Banco de Portugal, usando sua identificação eletrónica ou certificado digital.

Após fazer o pedido, terá acesso a um relatório, onde estão descritas todas as informações registadas sobre as suas responsabilidades de crédito, incluindo informações sobre possíveis dívidas que possam estar pendentes e qual a sua situação atual.

Se o seu nome está na lista negra do Banco de Portugal, pode enfrentar dificuldades em conseguir crédito no futuro. Ainda assim, fazer parte da lista negra não significa que os seus pedidos de crédito sejam automaticamente reprovados. Além disso, saiba que existem soluções para quem pretende pedir crédito mesmo com problemas bancários.

Contudo, como já vimos, ter o seu nome na lista negra do Banco de Portugal pode dificultar a obtenção de novos empréstimos, com condições favoráveis. Por isso, é muito importante que mantenha a sua situação financeira controlada e evite cair em incumprimento.

Seja responsável ao solicitar empréstimos ou crédito, para garantir que consegue cumprir com as suas obrigações financeiras.

Problemas financeiros? Saiba como evitar o crédito malparado!

 

É possível sair da lista negra do Banco de Portugal?

Sim, é possível sair da lista negra do Banco de Portugal! A forma mais simples de o fazer, é pagar a dívida em atraso. No entanto, se não tiver essa possibilidade, saiba que existem outras opções.

Após regularizados os valores em falta, a instituição financeira deve informar o Banco de Portugal que o pagamento já não está em dívida. Por sua vez, o Banco de Portugal atualiza as informações da CRC. E depois, é só aguardar. Este processo pode demorar até 5 dias úteis, normalmente.

No entanto, se regularizar a dívida não é uma opção no seu caso, existem outras opções para limpar o seu nome e conseguir sair da lista negra do Banco de Portugal, entre elas:

  • Renegociar a dívida: Pode tentar fazer um acordo com o banco e renegociar a sua dívida. Desta forma, a sua situação no Banco de Portugal passa a estar categorizada como “crédito renegociado”. Normalmente, as opções passam por arranjar um fiador ou mudar as condições de pagamento.
  • Vender ativos que tenha em seu nome: Pode usar o valor da venda de imóveis ou veículos, por exemplo, para ajudar a regularizar a dívida em atraso.
  • Pedir insolvência: Pode pedir insolvência, ou seja, declarar falência pessoal. Esta é normalmente uma opção considerada como último recurso, devido às fortes consequências que acarreta.

Depois do Banco de Portugal atualizar as informações na CRC, a pessoa ou empresa deixa de estar na lista negra e pode voltar a pedir crédito nas condições normais.

Porém, é importante considerar que o tempo que leva a atualizar os dados na CRC pode variar e que o registo das dívidas podem permanecer no seu histórico de crédito até 5 anos, mesmo depois da situação estar regularizada.

Além disso, é esperado que as instituições financeiras atualizem as informações na Central de Responsabilidades de Crédito com alguma regularidade, de modo a que a lista negra esteja o mais atualizada possível e reflita a real situação financeira dos consumidores.

 

Em suma, estar na lista negra do Banco de Portugal não deve ser encarado como uma sentença definitiva. É possível regularizar a sua situação e sair da lista.

Ainda assim, relembramos que ter o nome na lista negra do Banco de Portugal pode traduzir-se em consequências graves, como a dificuldade em obter financiamento com condições favoráveis. E pode deixar o seu histórico manchado durante vários anos. Desta forma, recomendamos que mantenha os seus pagamentos em dia e cumpra com as suas obrigações financeiras, para evitar problemas bancários no futuro.

 

O Grupo Domusvenda trabalha com os mais diversos prestadores de serviços, dispondo de uma rede sólida de empresas especializadas e com largos anos de experiência do mercado de Distressed Assets.

15 Maio 2023

Voltar
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.